Apresentação


VII Encontro Internacional de História Antiga e Medieval do Maranhão. Ensino, Sociedade e Cotidiano: Diálogos entre o Passado e o Presente

Local: Universidade Estadual do Maranhão - Curso de História (Praia Grande)
Período: 24 a 26 de outubro de 2017

O objetivo do VII Encontro Internacional de História Antiga e Medieval do Maranhão é refletir sobre as relações entre ensino, sociedade e cotidiano. O ensino é um tema importante na medida em que passamos por um momento de reforma curricular no ensino médio, com questionamentos sobre a importância da História como disciplina, do conteúdo de Antiga e Medieval e de sua validade para ser ensinado e discutido na sociedade brasileira. Desta forma, nosso objetivo com a VII edição do Encontro é reforçar que estudar História Antiga e Medieval nos auxilia a (re) pensar  a nossa sociedade no momento atual, e que, de um ponto de vista problematizador, buscamos  analisar o passado para compreender o presente.

            Este Encontro está consolidado e tem reconhecimento nacional e internacional. Para a VII edição, teremos cerca de trinta docentes de instituições de fora do Maranhão, além de conferencistas internacionais provenientes da França e Guiana Francesa. 



OBJETIVOS

Construir um intercâmbio de discussão de ideias entre pesquisadores internacionais e nacionais de História Antiga e Medieval ampliando, dessa forma, o debate historiográfico e as pesquisas na área; estimular publicações envolvendo pesquisadores internacionais e nacionais na área dos estudos antigos e medievais; manter a periodicidade dos eventos de Antiga e Medieval no Maranhão e fortalecer a área no nordeste e no Brasil; Apontar ao público em geral a importância de se estudar História Antiga e Medieval nos dias atuais; Fortalecer a Pós-Graduação em História nas áreas de Antiga e Medieval.


COORDENADORAS
Profa. Dra. Adriana Maria de Souza Zierer (UEMA)
Profa. Dra. Ana Lívia Bomfim Vieira (UEMA)

ORGANIZAÇÃO
Departamento de História e Geografia/Curso de História (UEMA)
Mestrado em História, Ensino e Narrativas (UEMA)
Mnemosyne – Laboratório de História Antiga e Medieval da UEMA
BRATHAIR – Grupo de Estudos Celtas e Germânicos


APOIO
FAPEMA
ANPUH-MA
Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Nenhum comentário: